
NOSSA HISTÓRIA
A cidade de Irupi sempre teve relação com a maçonaria, pois ao longo da história vários iniciados eram irupienses, frequentando especialmente as Lojas de Iúna. Embora com esses diversos Maçons oriundos de Irupi, a cidade nunca teve uma Loja Maçônica.
Os Irmãos Ademi João de Andrade e Luiz Valadão da Cunha, membros da Loja Delta Maçônica Filhos de Luz e Virtude nº. 1.702, mas que são de Irupi, sempre foram grandes entusiastas da ideia de fundar uma Loja Maçônica na cidade. No início do ano de 2022 eles intensificaram os esforços para realizar esse desejo. Buscando conversar com outros Maçons que pudessem compartilhar desse desejo, a fundação de uma Loja Maçônica em Irupi começou a tomar forma.
Entretanto, fundar uma Loja Maçônica não é empreitada das mais fáceis, já que os trabalhos se desenvolvem em um Templo, cuja montagem demanda espaço adequado, móveis, utensílios, ferramentas e mais. Para contornar essa dificuldade inicial, o Irmão Luiz Valadão, que estava Venerável Mestre da Loja Delta Maçônica Filhos de Luz e Virtude, levou para esta o pedido de utilização temporária de seu Templo pela Loja que seria fundada em Irupi, o qual foi prontamente aprovado pelos Irmãos daquela oficina.
Possuindo o local para se reunir e o número necessário de Irmãos para fundação, era necessário o apoio de uma Obediência Maçônica, o Irmão Ademi buscou apoio junto ao Grande Oriente do Brasil Espírito Santo, federado ao Grande Oriente do Brasil, também deu total apoio na fundação da Loja em Irupi.
Assim, no dia 24 de junho de 2022, dia de São João Batista, patrono da Maçonaria e padroeiro da cidade de Irupi, no Templo da Loja Delta Maçônica Filhos de Luz e Virtude se reuniram os Irmãos Adamar Neves de Moura, Ademi João de Andrade, Alexrenan Ribeiro Oliveira, Bruno de Paula Miranda, Carlos Cesar Jorden Almança, Diel Carlos de Oliveira, Diógenes Bastos de Oliveira, Edgar Amaral, Gilberto Martins de Oliveira Dias, Helder Luciano Teixeira dos Santos, Ivan José de Freitas, Luiz Valadão da Cunha, Mauricio de Freitas Montmor, Paulo Francisco Machado, Paulo José Tonoli e Perílio Barbosa Leite da Silva para concretizar a fundação da Loja Maçônica em Irupi. Estavam presentes também, observando a história ser escrita, os Irmãos Diego Antônio Machado, Josué Muzi de Paula Neto, Filipe Gonçalves, Adriano Gomes de Oliveira e Silva, Clovis Pimentel da Silveira, Gilson Ricas Mota, Israel Miranda, Sérgio Farias da Silva, Luiz Candido de Freitas e Nilson Francisco Pinheiro.
O primeiro passo foi a escolha do nome que a nova Loja receberia, tendo sido sugerido pelo Irmão Luiz Valadão o nome Estrela do Caparaó, nome este aprovado por unanimidade. Em ato contínuo, os demais detalhes necessários foram decididos, finalizando com a escolha da primeira diretoria da nova Loja, que ficou assim constituída: Venerável Mestre - Ademi João de Andrade, Primeiro Vigilante - Luiz Valadão da Cunha, Segundo Vigilante - Carlos Cesar Jorden Almança, Orador - Adamar Neves de Moura, Secretário - Perílio Barbosa Leite da Silva, Tesoureiro - Maurício de Freitas Montmor, Chanceler - Helder Luciano Teixeira dos Santos
Assim estava fundada a primeira Loja Maçônica de Irupi, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Estrela do Caparaó, Oriente de Irupi.
Após a fundação os tramites administrativos para funcionamento da Loja foram providenciados pelo Secretário e no dia 07 de julho de 2022 o Grande Oriente do Brasil Espírito Santo editou o Ato nº. 615 que autorizou o funcionamento da Loja, tendo sua primeira sessão foi marcada para o dia 27 de julho de 2022, que além dos Irmãos fundadores, contou com a presença de Irmãos de diversas Lojas da região.
O QUE É MAÇONARIA?
A maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matérias. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
Condena a exploração do homem, os privilégios e as regalias, enaltecendo, porém, o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrada na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e à Humanidade.
Afirma que o sectarismo político, religioso ou racial é incompatível com a universalidade do espírito maçônico. Combate a ignorância, a superstição e a tirania.
Proclama que os homens são livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um.
Defende a plena liberdade de expressão do pensamento, como direito fundamento do ser humano, admitida a correlata responsabilidade.
Reconhece o trabalho como dever social e direito inalienável; julga-o dignificante e nobre sob quaisquer de suas formas.
Considera Irmãos todos os Maçons, quaisquer que sejam suas raças, nacionalidades, convicções ou crenças;
Determina que os Maçons têm os seguintes deveres essenciais: amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria e obediência à lei.
Recomenda a divulgação de sua doutrina pelo exemplo e pela palavra e combate, terminantemente, o recurso à força e à violência para consecução de quaisquer objetivos.
Adota sinais e emblemas de elevada significação simbólica que são utilizados em suas oficinas de trabalho es ervem para que os Maçons se reconheçam e se auxiliem onde se encontrem.
SESSÕES
No Templo da ARLS Fênix nº. 52
Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, 96, Centro, Iúna/ES
QUARTA-FEIRA
A Loja, sempre que possível, se reúne no grau do Irmão visitante
19h30min



